
Corpo de Diretores

Presidente
Dra. Silvana Santos
52 anos, nascida no RJ em 15/11/1971, filha de Maria Auxiliadora Santos, irmã mais velha de 4 irmãos, evangélica; Graduada em Direito pela universidade UNIG; Palestrante; Ativista de direitos humanos e Presidente do Instituto Justiça aos Desamparados (que visa oferecer assistência jurídica gratuito aos apenados vulneráveis e desamparados pelo Poder Público e egressos do sistema penitenciário).

Vice-Presidente
Dr. Siro Darlan
Advogado e Jornalista; Ex-juiz de Segundo Grau do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ); Especialista em Direito Penal Contemporâneo e Sistema Penitenciário pela ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados; Mestre em Saúde Pública, Justiça e Direitos Humanos na ENSP; Pós-graduado em Direito da Comunicação Social na Universidade de Coimbra (FDUC), Portugal; Coordenador Rio da Associação Juízes para a Democracia; Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão da OAB-RJ; Membro da Comissão de Criminologia do IAB.
.jpeg)
Secretário Geral
Dr. Daniel Sanches
Daniel Sanchez Borges, advogado criminalista desde 2008, atuante na área direitos humanos, presidente do instituto anjos da liberdade, ex-conselheiro da Conselho estadual da criança e do adolescente, ex-conselheiro da conselho estadual de Direitos Humanos , conselheiro do programa de proteção a protetores de direitos humanos, e vice-presidente da comissão de enfrentamento a violência contra o advogado da seccional da OAB-RJ.

Primeira Secretária
Dr. Flávia Fróes
Advogada criminalista atuante em todo país há três décadas; Mestre em ciências penais; Fundadora do Instituto Anjos da Liberdade, que atua na defesa de grupos vulneráveis por todo o Brasil, como o projeto “Anjos contra o Crack”, reconhecido e premiado internacionalmente. Ativista de direitos humanos de privados de liberdade com assídua atuação nos tribunais superiores e nas cortes internacionais.

Segundo Secretário
Dr. Cristiano Valle Brito
Criminalista. Ex-advogado da SEAP-RJ.Pós em criminologia pela PUC.
Pós em História, Sociologia e Filosofia pela PUC. Presidente da D. Humanos da ANACRIM/RJ.

Tesoureira
Dra. Fernanda Neiva
Advogada Criminalista há 32 anos.
Graduada pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza).
Presidente Nacional da Comissão de Assuntos é Politicas Penitenciárias da ANACRIM.
Presidente Nacional da Pasta LGBTQIAP+ do INCVF (Instituto Nacional Contra a Violência Familiar).
Coordenadora de Prerrogativas Junto as Varas Criminais e Vara de Execuções Penais da OABRJ.
Militante de Direitos Humanos.
Presidente do IAL (Instituto Anjos da Liberdade) no Rio de Janeiro.

Presidente do Conselho de Indicação e seleção dos Acadêmicos
Dra. Janira Rocha
Dra. Janira Rocha, Presidente do Conselho de Indicação e Seleção dos Acadêmicos, é uma renomada Advogada Criminalista com uma sólida atuação na defesa dos Direitos Fundamentais e Humanos. Com uma trajetória marcada pela militância em causas sociais e pela busca incansável pela justiça, a Dra. Janira tem se destacado no enfrentamento das desigualdades, promovendo a conscientização e a proteção dos direitos das populações vulneráveis. Sua liderança no conselho tem sido essencial para garantir um processo seletivo ético, justo e comprometido com a excelência.

Diretor de Apoio às favelas e familiares de reclusos
William de Oliveira
Presidente do Instituto Missao Rocinha; Diretor de apoio da Associação de Moradores da Rocinha; Diretor de Direitos Humanos; Meio Ambiente e Segurança Pública da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio de Janeiro; Relações públicas; Asuntos Comunitarios e articulação social da gestão atual da associação de moradores e amigos do Jardim Catarina em São Gonçalo; Articulação política e acessória das Favelas na secretaria de governo do estado do Rio de Janeiro; Estudante graduação Perícia Criminal Florence pela faculdade Estácio de Sá, Teológica, e serviço Social pela faculdade Unicesumar.
.jpeg)
Diretor de Comunicação
Jota Carvalho
Sobrevivente do sistema prisional, militante e defensor dos direitos humanos. Como fundador do ComuniCárcere, tem se destacado pela luta em prol da reintegração de egressos e pelo enfrentamento das desigualdades no sistema de justiça criminal. Mobilizador social e voz ativa na defesa dos direitos da população carcerária, buscando transformar a realidade de aqueles que são marginalizados pela sociedade.